CONFUNDIMOS TOLERÂNCIA COM INAÇÃO

Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa “Aurélio Buarque de Holanda Ferreira” 2ª edição, revista e aumentada diz o seguinte que Inação é sinônimo de indecisão, dúvida, inatividade, inercia…  

A tolerância é uma virtude que todo homem deve ter. Claro, devemos ter a plena consciência que não podemos tolerar tudo, se não a tolerância não seria uma virtude. Não podemos tolerar guerras e muito menos guerras por causa da fé de cada ser humano. Jesus, aquele que eu e você acreditamos ser o Salvador, não veio trazer guerra, pelo contrário.

Jesus, fundando uma nova era da história tolerou que os judeus continuassem a acreditar no que acreditavam, apesar de saber que era errado, pois Ele era o caminho certo. Se Ele, Jesus, não tivesse tolerado a existência de outros caminhos, teria eliminado com um sopro todos aqueles infiéis que não acreditaram n’Ele. Mas Jesus não fez isto. Jesus os tolerou.

Jesus nos ensinou a pregar a palavra d’Ele e a tolerar aqueles que não professam a mesma fé. A conversão de Saulo, que combatia o Cristianismo e matava cristãos, nos mostra que existe uma nova ordem proposta pelo Senhor Jesus: eu prego a palavra e as colhe quem tiver ouvidos. Mas não ofendo nem mato aquele que não tem ouvidos. Os deixo existir e acreditar na vida que levam e na fé que professam. Porque que matava era Saulo. Paulo não mata: planta amor.

Diante de tudo isso, também devemos praticar em qualquer célula da sociedade, pois a tolerância que muito pregamos não é praticada o tanto quanto deve ser.

Todos nós, na sua maioria, fazemos parte de alguma instituição na sociedade, sendo ela religiosa ou filosófica e muito se debate no erro das instituições, mas na verdade quem erra somos nós, seus membros. Mas muitos se perguntam:  e quando esses mesmo membros erram quem faz uma reparação destes erros? É sabido e acredito que nenhuma instituição não obriga ninguém a nada. A tolerância tão propagada pelas literaturas das instituições, infelizmente não se pratica pela maioria. Digamos algo questionando qualquer instituição? Verás que irão tentam nos ofender e chamo isso de intolerância.

Nosso encanto reside pelas querências, que tanto apreciamos fora de nós mesmos; “sua sede está na cabeça dos outros”

“ A inação faz com que o curso dos acontecimentos gere resultados muitas vezes indesejáveis e todo aquele que teve a opção de corrigir ou alertar sobre os equívocos praticados, mas optou pela omissão, também é responsável pelas respectivas consequências”.

Mas acredito que, enquanto ser humano em nossa real plenitude, o nosso principal objetivo é poder mostrar que é possível discutirmos diferentes ideias em harmonia, compreensão e tolerância, sem ofensa, pois com respeito até mesmo uma divergência de opinião fica mais fácil a compreensão de uma mensagem ou até mesmo de uma opinião.

Referencias

MILANI, MARCO Tolerância não é conivência, Educadores Espiritas 2014. Disponível em: http://educadorespirita1.blogspot.com/2014/01/tolerancia-nao-e-conivencia.html

Deixe um Comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.