CUMPRIR OBRIGAÇÃO – O VALOR DA PALAVRA

Ultimamente tenho pensado muito sobre esse assunto, dever obediência a alguém, principalmente quando se fala da diferença entre os povos de algumas regiões e as imposições que a geografia lhes impõe. Penso que no Brasil, por exemplo, o que ocorre é que temos que nos adaptar a algo de que não necessitávamos antes. O Estado europeu foi imposto aqui? Imagine um nativo acostumado com a vida que levava tendo contato com uma cultura totalmente diferente, Estado, religião, língua escrita. Ainda sofremos os efeitos colaterais.

Mas, afinal, o que se entende por obediência? “[1]Obediência é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém”.

Acredito que diante de qualquer circunstancias, o valor humano é maior, mas deve ser melhor trabalhado, pois temos a possibilidade de desenvolver a mais avançada sociedade do planeta. O instrumento para tanto é a comunicação e a educação. Assim, poderemos entender a verdadeira realidade dos valores agregado a um obediente ou até mesmo cumprir uma verdadeira obrigação. E é isso que precisamos urgentemente discutir. Isso é o que importa a nós brasileiros.

Vivemos em um ambiente opressivo no sentido dos valores empregados pela mídia da sociedade e com o regresso das religiões onde era o lugar que as pessoas recorriam na sua ignorância, onde só nos restava ler e empregar certas palavras, onde muitas delas sem sentido, totalmente relativos e dependia do referencial adotado.

Ser obediente é importante? E o dever obediência? Sem dúvida tanto é importante quanto fundamental, tanto é, pelo forte valor da palavra agregada, que a Bíblia e o crucifixo foram retirados do planalto, assim ninguém mais está honrando mais nada. Infelizmente assim caminha o país, sem lenço, sem documento e sem palavra.

Mas também, precisamos ser bastante cautelosos quanto a esta palavra tão significativa. Devemos dizer sempre aos nossos filhos… sim é sim, não é não… parece pouco, mas estabelece limites.  O não posso nesse momento também é importante.

O valor da palavra honrar é vital para se manter conectado com a energia positiva, fluente e benéfica para a nossa áurea, correlacionada com as nossas amizades, nossa ligação com o semelhante e o mundo. Quando há um “corte” muda-se toda a harmonia do ato prometido, ficando um vazio e uma energia desfavorável.

Ser honesto, integro, verdadeiro e cumpridor em nossas relações, às vezes transparece em outros olhos a beleza do nosso interior. Só que às vezes é no meio do caminho que se percebe o erro e mudar de direção se torna necessário, porque não é necessário sempre chegar ao fim, o mais importante é que isso seja benéfico, se não for, é melhor desistir e buscar fazer algo que traga mais sentido para nossa vida.

Hoje em dia, em alguns setores da vida social, somos carentes de alguns adjetivos que são fundamentais para uma vida digna; tais como: – a amizade, família e o trabalho… estará também a política inserida neste contexto? Pois as pessoas que as legislam, devem assumir com total responsabilidade, para que possamos viver em uma sociedade melhor! E honrem seus compromissos!

Existe um proverbio que diz: “se conselho fosse bom não se dava, vendia”. Mas, os conselhos sem dúvida são fundamentais para as pessoas honrosas, a pessoa que honra seus compromissos, sem dúvida é uma pessoa que só colherá bons frutos num futuro próximo. Porém, ainda são poucas pessoas que não tem essa credibilidade, devemos compreender, que, as vezes é difícil honrar, mas é fundamental que se nos esforcemos para honrá-los.


[1] Significado de Obediência. Disponível em < https://www.significados.com.br/obediencia/>. Acesso em: 13 de outubro de 2018.

Deixe um Comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.