COERÇÃO HUMANA

Quem já não foi humilhado ou ameaçado? Se já não fostes, nunca queira e não queira esta situação para ninguém, nem para seu pior inimigo, é uma situação desagradável, onde você se sente impotente, um lixo humano.

A humilhação pode ser conceituada como um sentimento de ser ofendido/a, menosprezado/a, rebaixado/a, inferiorizado/a, submetido/a, vexado/a, constrangido/a e ultrajado/a pelo outro/a. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado/a, revoltado/a, perturbado/a, mortificado/a, traído/a, envergonhado/a, indignado/a e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento. 

Uma humilhação pressupõe sempre dois orgulhosos, o que humilha e o que é humilhado. Porquanto, aquele que já é humilde, para além de não humilhar. Portanto, a humilhação é a destruição do ego.  Quem passa por uma humilhação; por mais que você seja uma pessoa forte e esclarecida, ela deixa uma cicatriz perpétua na sua personalidade.

O fato de alienar a sua vontade a outro faz o ser humano perder o seu próprio direito de viver, visto que esse só vale em função do Estado, que o garante através das convenções. Ora, se o ser humano entrega a outro a possibilidade de decidir no soberano, estará se submetendo de tal forma que já não terá como assegurar sua sobrevivência, já que nada mais irá protegê-lo, a não ser ficar na esperança de que não haverá submissão, o que, no entanto, nunca estará garantido. Rousseau é firme nesta afirmação: “Vede, pois, dividida assim a espécie humana em rebanhos, cada um dos quais tem um chefe que o conserva para devorá-lo. Assim como o pastor é de natureza superior a do seu rebanho, os pastores de homens, seus chefes, são de natureza superior a de seus povos”

A submissão humana nunca é legitima. No âmago da alma humana jaz ancorado o contrário disso. Uma revolta contra o destino que lhe vem ao encontro, e é exatamente essa revolta que a faz sofrer, que a “oprime” e curva.

É bem verdade sim, que a maioria de nós seres humanos, nascemos no seio de famílias pobres. E isto é fruto para que possamos vencer. Eu particularmente sou de família humilde, meus pais frutam de um mundo que discrimina, não puderam proporcionar-me muitas coisas ou mesmo experiências de vida. Não por culpa deles, mas puramente porque também foram vítimas do mesmo processo.

Descobri que mesmo na COERÇÃO HUMANA, é possível experimentar um pouquinho de felicidade. Só depende dele mesmo e até de mudar seu próprio comportamento  Em cada Homem há um tirano achando-se  algures. A validade de mandar desperta a ânsia de reconhecimento social ativando a insegurança do seu próprio valor, dando-lhe força a impunidade a solta completamente. Manter inertes pessoas com esta natureza é um exercício individual que passa pela consciência coletiva.

Lendo o livro denominado “A Magia de Pensar em Grande” do escritor americano Napolean Hill, das dez técnicas que ele nos passa, uma é bem apropriado para este artigo, que é o de resolver um conflito, queoajudarão a melhorar a qualidade de suas relações e, como tal, a qualidade de nossa vida.

– Mantenha a calma quando os outros estiverem furiosos ou perderem a cabeça. Você tem o controle de suas emoções, por isso, não o perca. Não se trata de ocultar sua perturbação, mas apenas manter o controle para que posteriormente não se venha a arrepender de uma ação cometida em um momento de descontrole.

Temos que aprender a ser um verdadeiro líder. Mas para isto devemos saber reconhecer nossos erros e aceitar as responsabilidades. É importante salientar, que não devemos esquecer que um conflito bem resolvido fortalece a relação, e ajudá-lo-á a compreender melhor as diferenças entre uns e outros. Enquanto isso; que tal conjugarmos o verbo abstrair?

Deixe um Comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.