ABSTRAIR – A MELHOR SOLUÇÃO

Vivendo como vivemos em um mundo onde muitos só pensam em bens materiais e almejando o poder para junto a esta dualidade, humilham o seu próximo. O problema de buscar poder e status é exatamente querer coisas que alguém disse que são importantes, quando na prática, não o são. Mas afinal, o que é abstrair? Segundo o novo dicionário da língua portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira – 2ª edição 1986, pag. 17 define como: “Filos. Separar mentalmente para tomar em consideração (uma propriedade que não pode ter existência fora do todo concreto ou intuitivo em que aparecer).- Não levar em conta ou consideração; não considerar; pôr de parte; prescindir”. Resumindo: são pessoa prepotente, auto-suficiente, egocêntrica, que despreza os outros, seus direitos e suas opiniões, sem civilidade, individualista.

Na verdade, para melhorar uma situação, tem assuntos que não devemos levar em consideração certas argumentações ou discursos demagogos. A pessoa vive no egocentrismo como se todos os outros existissem somente para servi-la.

Pessoas com esta qualidade vivem no mundo da arrogância, sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.

Como seres humanos, sabemos que acima da capacidade intelectual e profissional, está a capacidade de reconhecer que nenhuma verdade é absoluta. Ter a humildade em admitir o próprio erro, mesmo que isto represente situação adversa, é digno e nos aproxima das outras pessoas. O segredo do sucesso começa por ser querido por todos. A chance de obter sucesso é inversamente proporcional ao número de inimigos que você cria. Ter confiança em si próprio, sim. Ser arrogante, JAMAIS.

A humildade é algo muito importante em nossas vidas. Mas para isso devemos usar de três estágios.  Primeiro que humildade é algo constante, independe da outra pessoa, ou você é humilde ou não é. Segundo que temos que ter caráter e tratar todos por igual, independente do status. Terceiro, quando alguém é arrogante com você, e você a trata humildemente, você estará mostrando para as pessoas ao seu redor, as pequenezes do arrogante, mas veja bem, ser humilde não é aceitar ser escravo, nem levar desaforos. Ser humilde é saber quem você é perante as pessoas e se comportar corretamente, de forma justa.

É importante estarmos sempre vigilante, pois, quem tem o poder nas mãos e as rédeas, deve ter cuidado com a arrogância, porque ela é traiçoeira e desigual e não tem estabilidade; ela é passageira e jamais será fixa. Portanto, a sua estrutura não é sólida, mas sim, artificial. A qualquer hora, o poder pode desaparecer e levar consigo a sua liderança e a sua arrogância, pois, a arrogância e a prepotência não levam a nada, a lugar nenhum somente a derrota e ao ostracismo. Coisa que não dignifica o Ser Humano. Por isto que sempre comparo a humildade com o amor, eles são iguaizinhos e muitos eficientes, porque eles só constroem.

Penso, que para Ser Humano, o SER precisa se educar e, nesse processo a receita tem papel fundamental, é importante sabermos que é preciso criar, ou acrescentar nosso “tempero”, até porque diversifica os sabores. Agora, um ingrediente que não pode faltar em receita alguma de vida é a HUMILDADE, justamente o oposto da ARROGÂNCIA, esta afasta e prejudica em primeiro lugar ao arrogante.

Deixe um Comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.