A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS MEMBROS NA NOSSA ACADÊMIA.

Em minha vida acadêmica, mais precisamente na área de Administração de Empresas, na qual sou bacharel, passei por experiências fantásticas e, no meu cotidiano, aprendi da importância de se conviver em sociedade, em grupo etc. Fui iniciado em várias escolas iniciáticas, dentre elas a Ordem Maçônica. Para mim não foi muito difícil o exercício dessas atribuições, por ser militar – o militar prima muito pela obrigação regimental, hierárquica, cumprimento do dever, dentre outros.

Hoje vivemos uma outra realidade, onde partimos de uma situação gestorial, em especial uma gestão responsável, para uma situação de obrigação, ou seja, isso que eu chamo de gestão responsável que deixou de ser um diferencial para as organizações de todos os seguimentos, para se tornar uma obrigação – obrigação estar em que os especialistas acreditam ser mais motivacional ao trabalho de equipe.

Para que nossa Academia tenha vigor nas gestões, é fundamental a participação efetiva de seus membros em nossas reuniões, uma vez que resta claro, no Art. 52, páginas 23 e 24 de nosso Estatuto, a existência de 05 (cinco) sessões: a) solene ou magna; b) ordinária ou plenária; c) assembleia geral; d) cívica e a e) festiva.

Não tenhamos dúvidas que nós, membros da Academia Maçônica de Letras de MS – AMLMS, somos a força que move, e cada um de nós uma engrenagem que faz grande diferença. Somos ainda, sem dúvida, o principal pilar de nossa Academia, pois nós que fazemos com que nossa Academia realize todas as ações, contribuindo para o seu progresso.

Nós, como iniciados na Ordem Maçônica – e nossa Academia é uma extensão dela, trabalhamos e convivemos com opiniões diferentes, objetivos distintos, mas com uma maneira especial de enxergar as situações adversas, e o mais importante: saber aceitar as diferenças e utilizá-las em prol da execução satisfatória é indispensável para que os nossos trabalhos em equipe sejam bem-sucedido.

A coletividade, ou melhor, o trabalho em equipe é fundamental para consecução e realização de qualquer tarefa ou ação, com determinação e dedicação. O trabalho em equipe significa agrupar um conjunto de pessoas para, juntas, desenvolverem determinadas ações que visem a um só propósito, a um só objetivo.

 Nesse diapasão, trabalhar em equipe significa empreender um esforço coletivo para resolver determinado problema; são pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo: alcançar o tão almejado sucesso, naquilo que se propuseram e decidiram realizar.

Segundo Ludwig von Bertalanffy:

A visão sistêmica consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre elas, fazendo com que várias forças, internas ou externas, atuem num sistema em funcionamento, procurando entender a influência das partes entre si. Possibilita ao gestor a visão da organização como um sistema global gerando ferramentas organizadas e provedoras de resultados.

Hoje, a atual gestão consiste em trabalhar de forma ampla e sistêmica, o que acreditamos ser a principal fundamentação para que nossa Academia seja reconhecida internamente e externamente. Na verdade, é um modelo de excelência em gestão. Pois sabemos que todos os fundamentos são importantes e precisam ser implementados conjuntamente. De qualquer forma, apenas gostaria de reafirmar e reforçar da importância de nossa participação nas sessões, pois, desta forma, torna possível saber exatamente como anda o desenvolvimento e a vida de nossa Academia e, em contrapartida, ajudar nos processos e promover medidas para, mutatis mutandis, melhorar onde precisar ser melhorado; mudar o que precisar ser mudado. Se não houver a fundamental participação de todos, os trabalhos poderão até evidenciarem um certo grau de eficiência, porém, poderão não ser eficazes, restando comprometidos nossos esforços.

Deixe um Comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.