JANELAS DA ALMA

Não só acho, mas como acredito, que muitos acham que a janelas da alma seja o coração, mas não o é. São os nossos olhos.

Somos sabedores que a Alma é a sede das emoções. Pesquisando o nosso Livro da Lei que é Bíblia, lá fala de algo muito interessante sobre nossos olhos: “Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que há em ti sejam trevas, que grandes trevas serão! – Mateus 6:22-23” . Portanto tudo o que você vê te marca, o que te marca, te move, o que te move te influencia e o que te influencia denuncia quem você realmente é.

Não é por acaso que se diz que os olhos são as janelas da alma. Com os olhos, choramos, rimos, dançamos e amamos. Eles têm a impressionante capacidade de revelar as nossas emoções. É pelo olhar que, muitas vezes, se anuncia o medo, a alegria, a incredibilidade, a tristeza, a raiva, o carinho… São portas de entrada que nos recebem ou nos empurram. Que nos chamam. E nos percorrem. Que pousam em levezas de folha. Ou nos acusam pesadamente. É difícil disfarçar e basta-nos estar atentos. Nunca ouvi um olhar falar, mas que já me disseram muita coisa. Portanto, pela janela da alma ninguém mente, as palavras podem dizer uma coisa, mas pelos olhos, você sente a verdade. 

Pela expressão do olhar de alguém podemos perceber como este se sente. Isto torna-se evidente, por exemplo, quando olhamos para alguém usando óculos escuros, pois é muito difícil perceber as intenções desta pessoa neste caso. Em desenhos japoneses, por exemplo, os olhos dos personagens são sempre muito grandes, pois isto ajuda muito a reconhecer as emoções do personagem.

Ainda no Livro da Lei, diz que: a candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Lucas 11:34 – Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de você são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão.

A maioria das pessoas não consegue mentir com os olhos. Por mostrarem claramente as intenções das pessoas (como policial militar, juro que eu percebo muitas vezes estas intenções!) são assim chamados. Mas tem sim, pessoa tão dissimulada que consegue enganar a muitos.

Acredito que Jesus quando falava a respeito da maneira de olharmos as situações que temos todos os dias diante de nós. A maneira como olhamos estas situações fará grande diferença na nossa vida.  Somos formados de corpo, alma e espírito. Temos a plena consciência que nós não somos este corpo, este corpo é apenas uma roupagem que nos veste, e nossos olhos abrem o plano exterior para nós conhecermos. v

Deixe um Comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.